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5 passos para conquistar a confiança do cliente e concretizar a venda

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Trabalhar com vendas exige diversas habilidades, que vão muito além de apenas vender produtos ou serviços para um público específico. É importante ter soft skills. São elas que ajudam a entender as pessoas, o mercado, ler cenários e encontrar oportunidades certeiras.

Portanto, além das capacidades técnicas, é importante ter características que irão te tornar um vendedor mais eficiente, conquistando a confiança do cliente.

Por que é importante ter a confiança do meu cliente?

Quanto mais seus clientes e prospects entenderem que você, mais do que uma venda, está levando uma solução para um problema atual dele, maiores são as chances de fechar negócio.

Afinal, o preço do produto nem sempre é o fator decisivo para uma compra. Um cliente também quer saber de questões como atendimento, suporte, informações e pós-venda.

Por isso, trazemos 5 passos que podem te ajudar a conquistar a confiança do seu cliente e concretizar suas vendas:

Ofereça uma solução

Como descrito anteriormente, mais do que um produto ou serviço, o seu cliente busca por uma solução. A partir do momento que você entende a necessidade de seu cliente ou prospect, saberá direcioná-lo para um produto que atenda melhor à necessidade do cliente. Assim, as chances de fechar negócio são ainda maiores.

Mostre que tem expertise

Mostre que você entende do assunto e que é a pessoa ideal para responder as dúvidas, tanto sobre o produto, quanto sobre o mercado que está atendendo. Dessa maneira, seu cliente se sentirá seguro e irá confiar na sua condução e nas informações que você estiver passando.

Seja solícito e presente

Vendedores impacientes, que focam apenas na venda, podem espantar os clientes. Seja paciente e solícito. Mostre que você está lá para oferecer ajuda e tirar dúvidas que venham a aparecer durante o processo de venda. Saiba como:

  • Disponibilize todos os contatos da empresa para caso seu cliente precise entrar em contato
  • Mande mensagens esporádicas perguntando se restam dúvidas sobre o produto que pretende vender
  • Analise a situação de seu cliente e pense em soluções que tenham a ver com o que ele está buscando, mesmo que não seja exatamente o que ele estava buscando de início.
  • Mantenha canais de comunicação abertos e, quando não puder responder ou tiver restrições de horário, deixe isso claro para seu cliente antes

Mostre cases de sucesso

Reúna informações e depoimentos de outros casos que você já tenha atendido, principalmente os que forem semelhantes ao de seu cliente atual. Dessa maneira, você irá criar identificação para seus clientes que poderão visualizar melhor como a solução que você está vendendo para ele pode funcionar.

Faça um pós-venda eficiente

Após fechar negócio, não deixe de contatar seu cliente para saber se ele está satisfeito. Entenda se o produto vendido atendeu as expectativas que ele tinha e, caso não tenha, busque entender o que pode ser feito para evitar que fique um arrependimento pela compra, evitando que essa situação bloqueie negócios futuros e até mesmo indicações do seu trabalho.

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