+Novidades Corretor: Geral

Como a mudança de comportamento dos consumidores durante a pandemia pode alavancar vendas

Reading Time: 3 minutes

Desde o início do isolamento social, a incerteza no mercado financeiro global gerou retenção e cautela por parte dos consumidores. Porém, nos últimos meses, mudanças significativas vêm sendo percebidas no comportamento destes mesmos clientes.

Entenda quais são essas transformações e como elas vêm acontecendo ao longo de 2020. Diante disso, saiba como o setor de seguros pode ter um impacto positivo sobre a alteração de hábito dos consumidores.

Depois da queda brusca em março, mercado de e-commerce dispara

Segundo pesquisa do blog “Compre & Confie”, o e-commerce recuou em fevereiro, possivelmente por influência do novo coronavírus.

Contudo, o tempo foi passando e o isolamento foi se mantendo em muitas cidades brasileiras. Com efeito, os consumidores passaram a priorizar certos bens de consumo, principalmente aqueles ligados ao conforto.

Com as práticas de segurança sanitária, a mobilidade urbana tornou-se restrita. Por isso, muitos evitam o deslocamento até as lojas físicas. Dessa forma, o que vêm sendo notado é um crescimento da modalidade e-commerce.

Em suas casas, protegidos do vírus, a população se sente mais segura. Afinal, todos podem comprar e receber, em casa, produtos de supermercado, beleza e, principalmente, saúde.

COVID-19 e o reforço de boas práticas de saúde e bem-estar

Segundo levantamento da Nielsen, pelo menos três das seis etapas do comportamento do consumidor nesse momento envolvem cuidados relacionados à saúde. Destaca-se:

  • Compras proativas para a saúde;
  • Gestão de saúde reativa;
  • Vida restrita.

Produtos de higiene altamente requisitados durante a quarentena, como álcool em gel e máscaras cirúrgicas, seguem registrando aumento global.

Como acontece nas relações econômicas e comerciais, essa mudança nos hábitos de saúde e bem-estar impacta o setor de seguros.

Assim, quais são os efeitos positivos que estas transformações no perfil dos compradores podem trazer às seguradoras?

Como o isolamento social altera o comportamento dos clientes?

A Confederação Nacional das Seguradoras publicou uma Análise de Mercado em Agosto de 2020. Assim, a Conjuntura CNseg pode ser vista como um guia para algumas tendências e prospecções em relação a este segmento.

Sem dúvidas, diversas seguradoras e corretores têm sido afetados pela pandemia, em todo o mundo.

Portanto, é possível traçar estratégias que levem em consideração essa pesquisa atual. Com certeza, essas alterações comportamentais ressaltam a importância do mercado de seguros em um momento de crise global.

Entenda a análise do segmento de Cobertura de Pessoas


O segmento de Cobertura de Pessoas tem apresentado desaceleração progressiva desde o ano passado. Em 2020, sua queda mais expressiva foi em maio, mas desde junho tem retornado ao patamar positivo.

Planos de Acumulação podem aumentar na pandemia

Os Planos de Acumulação mostram melhora significativa em junho deste ano. Afinal, R$10,6 bilhões foi o volume de contribuições, com aumento de 6,2% em relação ao ano passado.

Para completar, a captação líquida da poupança sofreu queda em junho. Somado a isso, a taxa Selic foi reduzida a 2%. Então, a poupança deixa de ser atrativa, algo que pode ser positivo para os Planos de Acumulação.

Resgates voltam a normalizar em junho

Uma expressiva saída de recursos ocorreu em março, especialmente por conta das incertezas geradas pelo COVID-19. Contudo, a partir de junho, os resgates passam a voltar à normalidade.

Previsão de alta para o setor automobilístico

Você já parou para pensar na relação entre o aumento dos deslocamentos por carro e o setor de seguros?

Segundo o Relatório de Tendências de Movimentação da Apple, o crescimento desse tipo de deslocamento mostra uma tendência. Neste caso, de maior proteção dos consumidores em relação a eles mesmos e o restante da população.

Em síntese, isso pode significar um aumento na venda de veículos, o que deve resultar em crescimento no mercado de seguros.

Esse conteúdo foi útil para o seu Negócio?
[Total: 0 Average: 0]

Mais recentes

Feito por Nerau Studio