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Como fazer a pós venda de seguros

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Nós já falamos aqui, na Sancor, sobre a importância de um pós venda e de se ter um relacionamento próximo e sólido com seus clientes – e isso mais do que nunca está consolidado no mercado.

Em um cenário de grande concorrência, e onde somos diariamente bombardeados por propagandas e ofertas todos os dias, apostar todas as fichas apenas em marketing e em um bom atendimento pode não ser suficiente (ou, ainda que seja, no mínimo você pode estar deixando de lucrar e reter muito mais clientes).

Entender a importância de realizar um bom pós-venda é algo essencial para todos os vendedores de seguros. 

O motivo é simples:

É através de uma boa propaganda que o cliente se interessa por seu produto.

É através de um bom atendimento e serviço, que o cliente enxerga a sua qualidade como corretor.

Mas é somente através do pós venda que este mesmo cliente cria um relacionamento duradouro com você, aumentando sua credibilidade e fazendo com que ele enxergue além da venda. Cria confiança, aumenta a recorrência deste cliente e a indicação de novos potenciais compradores.

E não pense que o contrário não acontece, ok?

Um pós venda ruim pode fazer você perder toda a credibilidade, perder clientes recém-conquistados em poucos meses e deixar de ganhar indicações. 

Quer desenvolver um pós venda excelente e aumentar muito seus resultados e satisfação dos seus clientes? Então acompanhe essas dicas:

Estreite o relacionamento com o cliente além da venda

O princípio básico de um bom pós venda é realmente acompanhar o cliente pensando em sua satisfação.

Muito mais do que coletar um feedback ou oferecer mais serviços, o pós venda deve ser feito para ajudar o seu cliente (especialmente aos olhos dele). Está tudo bem com ele? Ele precisa de alguma demanda? Estas são questões que você deve responder em seu contato no pós venda.

E por que isso é tão importante?

Simples! 

O cliente adquire seguros, normalmente, procurando tranquilidade, conforto e segurança (como o nome já diz) em sua vida. O corretor que se preocupa verdadeiramente com estas questões é visto como um profissional de extrema confiança, que valoriza e se preocupa com as soluções que seus clientes buscam em seus produtos.

O resultado disso são clientes extremamente fiéis, recorrentes e, uma vez que você sabe quais são suas dificuldades e ele confia em você, também muito mais aberto para adquirir novos serviços.

Tenha as soluções “na ponta da língua”

Em um pós venda de corretora de seguros, é normal que nem sempre tudo sejam rosas. 

Os clientes estão sujeitos à situações do dia a dia que podem ser estressantes e, uma vez que você é mais que um simples corretor, e sim um profissional de confiança, elas possam recorrer à você ou serem francas nestes casos (como, por exemplo, perder a chave de casa ou sofrerem um assalto).

O seu pós venda deve estar preparado para estas situações, já antecipando os problemas mais comuns e sabendo como oferecer soluções rápidas, que ofereçam alívio e conforto para aquela pessoa. 

Para isso, você precisa conhecer muito bem o mercado e o serviço oferecido – e, caso não seja você a pessoa responsável pelo pós venda na corretora, treinar e orientar muito bem a pessoa responsável.

Entregue o “extraordinário” e encante seus clientes

Quantas vezes você foi positivamente surpreendido por uma marca, empresa ou serviço, que lhe entregou uma experiência além do combinado na compra ou contratação?

Pode ser que tenham sido poucas. Mas certamente marcaram e chamaram a sua atenção.

A venda de seguros (e o pós venda) deve seguir a mesma premissa. Seu cliente confiou em seu trabalho e você deve prestar um serviço de qualidade, claro. Mas você pode fazer melhor.

A orientação aqui é, primeiro, conhecer muito bem o seu cliente, e entender quais são suas reais necessidades, desejos, anseios e aspirações. Dessa forma, você saberá exatamente como seu serviço pode ajudá-la, mas também como superar suas expectativas com uma solução ou experiência além do esperado (por exemplo, oferecendo benefícios que não estavam previstos ou resolver um problema antes do prazo.).

Assim, o segurado percebe um grande valor na sua corretora e, muito provavelmente, será fidelizado.

Mensure os dados e informações obtidos 

O serviço de pós venda irá fornecer orientações importantes para melhorar a qualidade da sua corretora.

É importante transformar as informações passadas pelos segurados em dados, que irão metrificar a eficiência do atendimento, qualidade do serviço e satisfação dos clientes.

Para isso, você precisa definir quais as métricas que irá acompanhar, e como irá quantificá-las.

Entre as sugestões de métricas, recomendamos:

  • Demanda de reclamações;
  • Tempo médio de atendimento;
  • Índice de satisfação;
  • Número de indicações de clientes atuais;
  • Taxa e tempo médio até o cancelamento de um serviço;
  • Taxa e tempo médio de novos serviços contratados por um cliente atual.

Com essas informações, você pode ajustar as estratégias para oferecer o atendimento de acordo com o que o segurado espera.

Definir uma boa estratégia de pós venda certamente irá aumentar a qualidade do seu serviço, a satisfação dos seus clientes atuais e o seu potencial de vendas. Pronto para começar?

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