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Como não analisar dados podem levar você ao fracasso

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O que é uma empresa sem estratégia? Nada. Não é exagero dizer que qualquer negócio precisa de um bom planejamento estratégico. Saber onde, quando e como atuar, qual o tipo de público quer conquistar, como melhorar as suas metas. Tudo isso leva ao sucesso de uma corretora de seguros. 

Uma das maneiras de descobrir a melhor estratégia para dinamizar o seu negócio é analisar os dados disponíveis sobre clientes e mercado. Se a sua corretora não dispõe de ferramentas para cruzamento de informações, você corre o risco de perder contratos importantes. 

Se tem sistemas para coletar e cruzar os dados e não os analisa, também comete um erro estratégico prejudicial à empresa.

Fatores que prejudicam a análise de dados

Há muitos fatores que podem prejudicar a análise de dados e isso se refletir diretamente no planejamento e na gestão empresarial. Veja quais:

  • Falta de profissional especializado em análise de dados: Analisar dados não é para qualquer um. Para isso, é necessário um profissional qualificado para avaliar as informações dentro do contexto comercial. Fazer uso de softwares e metodologias, como Business Intelligence (BI) e de outros disponíveis no mercado, ajuda a buscar e a cruzar os dados, mas a análise deve feita por especialistas. Assim, será possível pensar em uma estratégia confiável e que ajude no crescimento dos negócios.
  • Saiba o que é relevante: Analisar um grande volume de dados não trará nenhum benefício à sua corretora. É preciso separar as informações mais relevantes para a sua empresa. São essas que serão analisadas. 
  • Dê atenção aos clientes: Além dos dados fornecidos pela ferramenta de gestão de dados, analise também as mensagens que os seus clientes enviam para e-mail e redes sociais. Fique atento às suas insatisfações e reclamações. Tudo é informação e ao analisar comentários, a corretora tende a corrigir os erros. Isso fideliza o cliente.
  • Visão estratégica: Se o empresário não tiver essa visão, ele não vai valorizar os dados fornecidos pela tecnologia. Ignorar as informações é levar a empresa ao fracasso.
  • Centralização da solução: Com os dados disponíveis fica mais fácil montar uma estratégia de vendas. Mas para que o sucesso chegue de fato, reúna-se com a sua equipe para montar um plano que englobe todos os setores. 

Corra do fracasso

Quando os dados são ignorados, sua empresa pode ser levada ao fracasso. Isso acontece de várias maneiras e algumas vezes o negócio pode falir por não conseguir o desempenho desejado. 

Ao optar por não analisar as informações fornecidas por uma ferramenta especializada ou não ter funcionários capazes de entender os dados fornecidos, a sua empresa assume os seguintes riscos:

  • Redução da produtividade, 
  • Maximização dos riscos, 
  • Menor assertividade das decisões,
  • Falta de visualização de tendências do mercado em que atua,
  • Abrir mercado para a concorrência,
  • Clientes insatisfeitos,
  • Aumento de custos.

Tudo isso é resultado da falta de uma correta análise de dados. Para muita gente pode até parecer informação desconexa, que não levará a resultado positivo. Entretanto, apostar nas análises de dados pode melhorar a visibilidade da empresa no mercado. 

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