+Novidades Corretor: Geral

Conheça 5 ferramentas gratuitas para se comunicar com seu cliente sem sair de casa

Reading Time: 3 minutes

Resiliência é uma das palavras-chave da atual situação enfrentada por todos os setores devido à pandemia de Covid-19. O termo representa a qualidade de quem tem capacidade para se adaptar a diversos tipos de contextos, até mesmo os mais adversos. Em outras palavras, é a capacidade para lidar com problemas e reagir de forma positiva, encontrando soluções e formas de se adaptar.

Em um momento em que clientes, prestadores de serviços e gestores precisam realizar suas atividades no formato home office, a comunicação através de recursos online torna-se a melhor solução.

Para a escolha da ferramenta mais adequada, é importante avaliar:

  • Quais são as melhores opções gratuitas?
  • Quais combinam mais com o perfil dos seus clientes?
  • Como identificar e aproveitar os recursos dessas ferramentas?

Essas questões podem ser respondidas através da apresentação de 5 ferramentas gratuitas para se comunicar com os clientes sem sair de casa.

1 – Skype

O Skype é um dos mais importantes softwares de comunicação. O programa representa uma boa opção devido à sua versatilidade.

É possível, através do Skype, realizar chamadas de áudio, vídeo, conferências com mais de dois usuários na mesma ligação, entre outros recursos. Sendo assim, a solução proporciona comodidade para a realização de comunicações em tempo real, mesmo em chamadas a longas distâncias.

2 – Whereby

Outra solução prática e eficiente é o Whereby. A ferramenta não exige a instalação de programas e é compatível com os principais navegadores (Chrome, Firefox e Safari).

Desenvolvida para a realização de videoconferências no navegador, a plataforma tem interface intuitiva (de fácil compreensão) e permite o ingresso de participantes em reuniões com apenas alguns cliques.

3 – Hangout do Gmail

Uma solução bastante prática e simples é o Hangout do Gmail. Ao passar a utilizar esse recurso, o usuário dispõe de uma pequena área de chat na mesma janela em que está aberta a sua conta do Gmail. Trata-se de uma área para a troca de mensagens de texto instantâneas, útil para conversas ágeis e objetivas.

4 – WhatsApp

Pode parecer uma opção “batida”, mas, é justamente a popularidade do WhatsApp o que o torna tão eficiente para a comunicação com o cliente.

Atualmente, o aplicativo conta com mais de 1.500 milhões de usuários. Portanto, dispor de um número para atender seus clientes via WhatsApp representa, mais do que um diferencial, um requisito.

A solução proporciona a grande comodidade de permitir que o cliente faça uso de um aplicativo que ele já possui, sem a necessidade de instalar ou conhecer programas novos.

Em relação às funções do aplicativo, uma de suas vantagens é poder disponibilizar ao cliente a opção de conversar por mensagens de texto, trocas de áudios, ligações ou chamadas de vídeo.

5 – E-mail

Por fim, não podemos descartar uma das mais convencionais e confiáveis formas de comunicação via internet: a troca de e-mails.

A ferramenta não é a mais eficiente quando se preza pela velocidade. Para isso, é mais recomendado contar com o envio instantâneo de mensagens proporcionado pelas opções anteriores.

Ou seja, talvez o e-mail não seja a melhor solução para a negociação com o cliente, porém, após o fechamento de uma compra, a solução apresenta sua utilidade.

E-mails são extremamente úteis para documentar informações. É muito mais prático localizar uma mensagem na caixa de entrada de e-mails do que em conversas do Skype, por exemplo. Além disso, uma confirmação de solicitação de serviço enviada por seu cliente através de um e-mail torna-se um documento válido, podendo ser utilizado futuramente, caso necessário.

Para que essa utilidade seja bem aproveitada, recomenda-se a utilização de serviços de webmail que se destacam por sua organização e confiabilidade, entre os quais se destaca o Gmail, disponibilizado pela Google.

Esse conteúdo foi útil para o seu Negócio?
[Total: 1 Average: 5]
Feito por Nerau Studio