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CRM: o que é e a importância para uma empresa

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Os famosos CRMs são cada vez mais difundidos no mercado. O fato não é surpreendente, tendo em vista que essas soluções auxiliam muito no gerenciamento da relação de empresas com seus clientes.

A utilização de um CRM contribui para que sejam estabelecidas relações de fidelidade e satisfação com os clientes. Além disso, pode ser uma ótima alternativa para reduzir custos e, ao mesmo tempo, expandir os lucros do negócio.

Como exatamente o CRM pode auxiliar no crescimento de uma empresa? Leia os tópicos a seguir e compreenda melhor como você pode fazer uso dessa solução inovadora.

Conceito de CRM

O termo Customer Relationship Management (CRM) pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Em geral, a sigla é utilizada para designar os softwares disponíveis no mercado que têm a função de organizar as etapas das atividades de atendimento e relacionamento de uma empresa com seus clientes. Porém, o termo é mais amplo que isso.

Um CRM consiste em estratégias, processos ou softwares cuja função é gerenciar a relação com os clientes. Ou seja, trata-se de uma organização voltada, principalmente, para as vendas.

Não que as soluções em CRM sejam especificamente utilizadas como canal de vendas, mas, elas oferecem grandes contribuições para o controle dessas vendas e dos demais processos relacionados.

E quanto aos softwares de CRM?

As informações apresentadas anteriormente formam o conceito de CRM. Uma vez compreendida a estratégia e seus objetivos, podemos observar a forma mais difundida dos CRMs no mercado: o formato de software.

Esses softwares são soluções informatizadas desenvolvidas especialmente para facilitar o gerenciamento da relação estabelecida com os clientes.

Com algumas poucas exceções, a venda não ocorre de maneira direta, ou seja, sem que seja estabelecida qualquer relação prévia com o consumidor. Portanto, os programas desempenham a função de plataforma através da qual o relacionamento será observado e controlado pelos gestores de um negócio.

Como experimentar sem riscos

Um dos maiores riscos envolvidos com a implantação de qualquer sistema é o prejuízo. E se a sua equipe não se adequar? E se a solução não for realmente compatível com as necessidades particulares do seu negócio? Adquirir uma ferramenta sem utilidade é um gasto sem retorno, uma perda de capital.

Para todas essas preocupações, uma alternativa muito simples e eficiente é experimentar as versões gratuitas disponibilizadas pelas desenvolvedoras de CRMs.

Seguem as principais opções disponíveis em versões gratuitas:

Através do acesso às versões gratuitas desses softwares, você e sua equipe podem avaliar se a estrutura da plataforma condiz com as características do trabalho desenvolvido por sua empresa.

Quando é a melhor hora para investir em CRM?

Caso sua equipe esteja devidamente adaptada a uma plataforma de CRM e a versão utilizada já não seja capaz de suportar as demandas de seu negócio, pode ser o momento ideal para contratar uma versão paga.

De qualquer modo, é sempre importante verificar, no ato da compra, as capacidades do pacote solicitado. Isso é necessário para que você se certifique de estar adquirindo a versão mais compatível com seus interesses e planos relacionados ao gerenciamento de relacionamento com os clientes.

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