+Novidades Corretor: Geral

É possível crescer em momentos de crise

Reading Time: 2 minutes

Crescer, em geral, está relacionado a superar crises. Todo crescimento empresarial consiste em quebrar as barreiras que representavam os antigos limites e expandir suas capacidades a outros patamares.

É fato que a atual crise provocada pela pandemia da Covid-19 faz com que não apenas pelo Brasil, mas todo o mundo, precise lidar com as dificuldades e consequências de uma situação sem precedentes na história. Porém, mesmo em meio a esse cenário pouco motivador, continua sendo necessário que empresas de todos os setores mantenham o foco no crescimento.

Entenda por que você deve aproveitar essa crise como uma grande oportunidade para seu negócio.

Reduzir investimentos é a maior tendência em momentos críticos

É perfeitamente compreensível que a maior parte dos negócios esteja buscando reduzir custos e evitar investimentos na atual situação. Essa estratégia pode ser motivada por razões como:

  • “Não temos condições de calcular quando chegaremos ao fim da pandemia”;
  • “É imprevisível o rumo que a crise poderá tomar nos próximos meses ou anos”;
  • “A crise econômica prejudica o poder de compra dos meus clientes”.

Todas essas afirmações são perfeitamente condizentes com a realidade que estamos enfrentando.

Seus lucros podem cair drasticamente durante a crise social e econômica atualmente instaurada. Isso faz com que os custos envolvidos na manutenção de seu negócio se convertam em prejuízo. E se seus principais clientes te deixarem “na mão”? E se o seu segmento de mercado for gravemente prejudicado?

Temores como esses podem fazer com que diversos empresários abandonem o mercado.

Então, por que investir?

Justamente pelo fato de que a maior parte dos empreendimentos está buscando se proteger contra prejuízos e, para isso, estão evitando aplicar dinheiro.

Imagine que a sua empresa não está entre as que abandonam o mercado, mas entre as que persistem enquanto seus concorrentes buscam se proteger. Sob esse aspecto, a crise começa a apresentar sua faceta de oportunidade.

Seu negócio pode crescer durante e após a crise

À primeira vista, incentivar a realização de investimentos durante uma crise como essa pode parecer uma insensatez. Entretanto, os mesmos fatores que justificam a redução de investimentos são os que comprovam a urgente necessidade de continuar aplicando capital no crescimento empresarial.

Se você não sabe quando a crise irá terminar, por que esperar para investir? Suponhamos que a situação se mantenha crítica ao longo de dois anos. Seu negócio pode permanecer tanto tempo parado? Talvez a melhor opção seja buscar métodos para fortalecer sua empresa e permitir que ela disponha das ferramentas necessárias para atravessar essa tormenta.

Também é possível analisar a questão a partir do seguinte ponto de vista: Qual é o cenário que você pretende construir para a sua carreira após essa pandemia?

Apesar de não termos possibilidades concretas de calcular quando irá terminar a necessidade de distanciamento social, mesmo não podendo calcular quando nos livraremos dos estragos deixados pelo Covid-19, sabe-se que a pandemia, um dia, irá terminar.

Hoje, esse futuro pode parecer distante ou incerto, mas, quando ele chegar, você irá agradecer por ter continuado investindo em seu caminho empreendedor. Só podemos colher futuramente o que plantarmos agora.

Empresas que permanecem investindo e inovando para resistir à crise estarão à frente das demais quando a situação se tornar mais branda.

Esse conteúdo foi útil para o seu Negócio?
[Total: 0 Average: 0]
Feito por Nerau Studio