+Novidades Corretor: Geral

O produto e o atendimento são bons, por que não fechou o negócio?

Reading Time: 2 minutes

Em seus negócios, o pós-venda não é priorizado nas técnicas de vendas? Se a resposta for negativa, saiba que por meio dessa inação perdem-se grandes oportunidades de vendas.

Quando se pratica negócios, os trabalhos referentes às vendas não se encerram com a realização das vendas! É preciso ir além: cuidar do antes, do momento e do pós-venda. Assim, como proceder quando o cliente não fecha o negócio?

Aprenda utilizar a NEGATIVA como uma aliada aos seus negócios

O maior erro nas transações relacionadas com os negócios está no fato de quando o vendedor não consegue fechar a venda, acaba desanimando e larga os negócios de lado. Deixa o fluxo seguir, sem pensar em políticas de pós-venda, que são muito importantes!

Isso não é a melhor atitude a ser tomada, pois o ideal é que se trabalhe com o NÃO e saiba revertê-lo em favor dos seus negócios. Mas mesmo assim, se o consumidor não fechou o negócio, o que se pode fazer? Como reverter esse NÃO?

Primeiro, entenda as razões que levaram o consumidor a não fechar a compra, mesmo sabendo que, em muitos casos, o produto é bom e o atendimento é bom. É necessário fazer uma reflexão e encontrar possíveis falhas, lacunas ou se até mesmo falhou em algum ponto do atendimento.

Se depois dessa autoavaliação, perceber alguma lacuna do atendimento, trabalhe de modo a contornar esse problema. É preciso completar essa falha para que não prejudique negócios futuros.

Com a simples identificação já é possível aperfeiçoar as técnicas de vendas e ajudar no desempenho de novos negócios. O pós-vendas é o momento em que o corretor em vez de insistir ou querer forçar o cliente a fechar o contrato, deve discipliná-lo acerca da importância do negócio.

Algumas atitudes que podem ser tomadas:

  • Mostrar a importância dos seguros;
  • Mostrar a situação de crise;
  • Mostrar o custo-benefício;
  • Ser cortês e prezar pelo bom atendimento;
  • Conhecer o produto;
  • Fidelizar o cliente;
  • Estreitar a relação com o cliente, entre outras.

Em suma, é preciso fortalecer o relacionamento com o cliente. Isso abrange tanto os clientes que já fecharam negócio, quanto potenciais clientes!

E quando o cliente fecha o negócio com a concorrência?

Uma coisa que muitos corretores não se atentam, mas que é inverso e que pode ser um diferencial em qualquer negócio que venha a se realizar, é tratar o cliente que não fecha o negócio como o tivesse feito.

Isso pode ser um diferencial em qualquer negócio e tornar o corretor um profissional diferenciado. A lógica é simples, mesmo que o cliente não feche o negócio, é importante mandar alguma mensagem perguntando como foi a contratação e que saiba que pode contar com a empresa.

É possível angariar resultados positivos, pois a maioria dos clientes não recebem nada no pós-venda. Imagina receber uma mensagem educada de um profissional com quem ele nem tenha contratado nada? É surpreendente!

Por isso, invista:

  • Mensagens de Aniversário, Ano Novo, Natal e datas comemorativas
  • Mostre-se disponível para qualquer dúvida e fechamento de negócios
  • Deixe as portas abertas, pois o cliente virá atrás quando precisar!

Não basta ter bom atendimento e bom produto. É preciso sempre melhorar. Por isso, sempre use o pós-vendas a seu favor!

Esse conteúdo foi útil para o seu Negócio?
[Total: 0 Average: 0]
Feito por Nerau Studio