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O que é a curva ABC de vendas e como ela ajuda nos negócios

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Estratégias de gestão são essenciais para qualquer empresa que quer se expandir no mercado. No segmento de seguros não é diferente. Dentre as várias ferramentas existentes está a curva ABC. O sistema tem como funções verificar e comparar cenários, possibilitando as informações essenciais para a tomada de decisões estratégicas. 

Quer saber o que é curva ABC?

O método classifica informações, produtos, clientes e separa itens de maior importância ou impacto. Com esse sistema, o gestor pode direcionar recursos e esforços no que realmente importa e de maneira mais assertiva. 

A curva está associada à regra 80/20. A métrica de negócios propõe que 80% dos resultados são determinados por 20% dos produtos ou serviços que tiveram prioridade em relação ao esforço aplicado nas vendas. Ou seja, o método fornece meios para que a empresa identifique os 20% dos produtos que devem ser prioridade da empresa.


A curva ABC é muito eficaz porque evita que as empresas invistam em produtos com pouca saída. Outra vantagem da metodologia é a fidelização dos clientes, que compram mais ou estão há mais tempo na empresa. 

Saiba como fazer a Curva ABC

Imagem representativa de Projeto Engenheiro

Agora que você já sabe o que é a curva ABC, aprenda como fazê-la. Confira o passo a passo e aplique em seu negócio. 

  • Listar itens: Para fazer uma boa curva ABC, crie uma listagem dos produtos que a sua corretora de seguros dispõe. Caso você deseje analisar os clientes, o método também facilita nesse processo. Coloque em ordem decrescente de participação, o faturamento total do período que deseja analisar. 
  • Calcule a porcentagem: Com a análise dos itens desejados e o faturamento do período, calcule a porcentagem desse valor. O objetivo é descobrir o faturamento de cada item. Para isso, divida o valor de cada item pelo faturamento total e depois multiplique por 100.
  • Defina a curva: A curva é definida pelos valores levantados na análise dos itens desejados. Com o resultado, crie um gráfico ou uma tabela com o objetivo de categorizar os itens, segundo a participação deles no seu faturamento. Os de valores mais elevados, são os que a sua empresa deve focar esforços de vendas. 

Coloque a mão na massa

Ao utilizar o método da curva ABC, você será mais assertivo na hora de tomar decisões estratégicas. Assim, a sua empresa pode direcionar todo seu potencial em produtos e serviços que realmente valem a pena para o crescimento de seu negócio e de suas vendas.

Dedicar-se à curva ABC é priorizar os seus melhores clientes, produtos e serviços. A estratégia vai aumentar os resultados positivos de sua empresa e te auxiliar na busca por novos clientes. 

Curva ABC em épocas de pandemia

Com os corretores em home office por causa da pandemia, a curva ABC é o melhor caminho para obter o resultado esperado: fechar negócios. 

Para quem vai utilizar as redes sociais e outras ferramentas digitais para fechar negócios, a curva será bem eficaz. Assim, você evita perdas e ganha em novos contratos.

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