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O que é fator emocional na hora de fechar negócio?

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Para ganhar destaque frente à concorrência, empresas têm investido em um marketing mais emocional para chamar atenção dos seus clientes. Você já deve ter percebido que muitos comerciais deixam de focar apenas na qualidade técnica do produto para destacar o bem-estar ou segurança que ele proporciona. 

Outro método que tem sido muito utilizado por varejistas e redes bancárias são as storytelling. Com certeza, você já deve ter assistido. São propagandas que mostram pessoas contando suas histórias de uma maneira emocionante e, ao mesmo tempo, fazem uma relação com o produto da anunciante. 

Apelar para os gatilhos emocionais é conectar o futuro consumidor à marca. É criar uma ligação de amor, confiança e felicidade. A metodologia é eficaz e fortalece a relação do cliente com a marca. 

Decisão de compra

A estratégia que utiliza o fator emocional para fechar negócio exige um trabalho minucioso e conhecimento do público-alvo e do produto. O processo não é simples e requer muito trabalho. A primeira iniciativa é gerar leads qualificados (potenciais clientes).

Após conhecer o seu cliente, a empresa precisa conquistá-lo e convencê-lo de que o seu produto é o melhor do mercado. É necessário provar que é a melhor opção. 

Para quem trabalha no ramo de seguros, a concorrência é um fator preponderante. Por isso, é essencial trabalhar o fator emocional, criar um laço entre o seu cliente e o seu produto. A decisão de compra vem a partir do momento que o lead é convencido.

Como usar o fator emocional para vender seguros

Assim como todo produto, o fator emocional é essencial para atrair novos negócios. É importante atrair o seu lead, não pela parte técnica do seguro, mas para o que ele representa:

  • Segurança
  • Cuidado 
  • Amor
  • Preocupação com a família
  • Planejamento financeiro 
  • Riscos futuros

Imagine o seu futuro cliente que neste momento procura algum investimento para garantir a segurança de sua família caso ocorra algo inesperado. Como atraí-lo para a página da sua corretora? A resposta é fazer conteúdo digital que foque uma ou mais as características citadas acima. A preocupação com a família deve ser um dos motivos para convencer o potencial cliente.  

Seguros trazem muito apelo emocional

Trabalhar o fator emocional para fechar novos negócios no mercado de seguros é simples. Isso porque o seguro, seja qual for o ramo (Vida, Patrimonial, Auto, Agro, Empresarial, entre outros) pode ser trabalhado sentimentalmente. 

Por exemplo, para vender mais seguro de vida é importante dizer que ele dará mais segurança para quem mais se ama ou puxar para o lado financeiro, já que esse tipo de seguro também oferece apoio caso haja perda de renda.

Se a sua corretora trabalha mais com Seguro Auto ou Patrimonial, a segurança é o que mais chama atenção. 

Com todo o conhecimento que você tem sobre o seu negócio e com um setor de marketing atento às melhores estratégias, a sua equipe de vendas poderá trabalhar com leads qualificados. 

Para facilitar a sua comunicação, a Sancor Seguros disponibiliza diversos materiais de divulgação que podem ser trabalhados de maneira personalizada pela sua corretora. 

Aproveite nossas dicas e comece atrair novos clientes. 

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