+Novidades Corretor: Todas

O que são Soft Skills e como impactam na sua vida profissional?

Reading Time: 2 minutes

Atualmente, é preciso ter mais do que currículo extenso, recheado de qualificações e idiomas. O mercado também quer que o profissional tenha Soft Skills.

Para lhe ajudar a entender essa nova tendência, vamos abordar as Soft Skills neste post e mostrar porque estas habilidades podem impactar sua vida profissional.

Afinal, o que significa ter Soft Skills?

As Soft Skills são habilidades interpessoais. Essas competências são correlatas às ações humanas. Mas o que significa isso? São os atributos fundamentais para que qualquer corretor obtenha sucesso profissional. Ou seja, aquilo que dá substrato à sua carreira.

Com isso, as Soft Skills de uma determinada pessoa têm a ver com o ramo de atuação e o mercado profissional que atua. Relacionam-se com o lugar que se almeja alcançar em determinado mercado de trabalho.

Um corretor, por exemplo, precisa demonstrar habilidades de vendas diferentes daqueles que comercializam um produto mais rotineiro. Para cada tipo de negócio, as características que precisam ser desenvolvidas são diferentes.

Afinal, sabemos que cada produto é diferente e necessita de atenções diferentes. Por exemplo: fechar um contrato de seguro é diferente de vender uma roupa. Os atributos de cada tipo de vendedor deve ser desenvolvido de acordo com o negócio de atuação.

Para se ter uma ideia, um bom exemplo de Soft Skill é a inteligência emocional. Sim, isso mesmo! Aprender lidar com as emoções e saber usar a energia sempre a seu favor é o caminho para desenvolver boas habilidades.

Portanto, podemos concluir que, qualquer profissional, indiferente do ramo de atuação, tem que estar apto a lidar com a inteligência emocional. Afinal, saber dominar os sentimentos pode gerar grande sucesso profissional!

Quando usar a inteligência emocional?

  • Em entrevistas de empregos;
  • Em provas de seleções;
  • Imprevistos de trabalhos;
  • Fases ruins no negócio;
  • Crises na economia, entre outros.

Exemplos de Soft Skills

  • Ser empático;
  • Ser líder;
  • Compliance;
  • Resolução de conflitos;
  • Boa gestão de equipes.

É de se perceber que todas trazem benefícios para vida profissional e para o sucesso do negócio. Por isso, não dá para desprezar a importância das Soft Skills para o sucesso profissional.

Conhece a diferença entre as Hard Skills e as Soft Skills?

Além das Soft Skills, existem as Hard Skills, que ao contrário das habilidades comportamentais, são aquelas de cunho técnico. Ou seja, é tudo aquilo que se aprende em cursos, quer seja formal ou informal.

Por isso, podemos dizer que aqueles dados que você busca para preencher e rechear o currículo, as redes sociais, as páginas profissionais etc, são as Hard Skills. Pois, essas são competências que podem ser quantificadas!

Por exemplo, o certificado de habilidade em marketing digital é um tipo de Hard Skill. Por outro lado, as Soft Skills trabalham com o comportamento do indivíduo e, por isso, são aprendizados difíceis de serem quantificados.

Desse modo, nem sempre o currículo, por si só, é capaz de oferecer tudo que um negócio precisa. É preciso ir além! Não basta dominar somente a técnica, o conhecimento teórico, é preciso saber lidar bem com as emoções!

Nesse sentido, dispor de Soft Skill é a alternativa que pode fazer com que corretores tenham sucesso profissional por grandes períodos da vida. É preciso lidar bem com as emoções de modo a impactar sua atuação profissional!

Esse conteúdo foi útil para o seu Negócio?
[Total: 1 Average: 5]

Mais recentes

Feito por Nerau Studio