+Novidades Corretor: Geral

O que todo cliente tem em comum

Reading Time: 3 minutes

Saber algumas características relevantes a respeito de um determinado público é o melhor ponto de partida para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing. Portanto, detectar o que há de comum em seus clientes pode ser uma chave essencial para o crescimento em vendas.

Agora, como saber o que todos os clientes têm em comum?

Quais são os valores do cliente?

Cada sociedade possui seu conjunto de valores positivos. São eles os parâmetros utilizados pela maior parte dos indivíduos para o julgamento a respeito de algo ou alguém. A grosso modo, são critérios que auxiliam na distinção entre o que é bom e o que é ruim.

Alguns dos principais exemplos de valores considerados positivos em nossa cultura são:

  • Honestidade;
  • Profissionalismo;
  • Organização;
  • Agilidade;
  • Economia.

Quais são as chances de você adquirir um produto ou serviço de uma empresa que aparenta desorganização? Comprar ou contratar é um ato de confiança. Ninguém quer aplicar dinheiro em algo que não transmita segurança. É como comprar um produto e receber outro, ou não receber nenhum e ter dificuldade para obter o ressarcimento do valor pago.

Portanto, o primeiro passo para conhecer os clientes e descobrir o que eles têm em comum é elencar os valores mais importantes para o seu ramo de mercado.

No mercado de seguros, é possível notar que grande parte dos clientes buscam serviços confiáveis, atendimentos que compreendam suas necessidades particulares, custos compatíveis com as coberturas contratadas, entre outras vantagens.

Liberdade de escolha

Através de estratégias de marketing que viabilizem sua apresentação no mercado, torna-se possível deixar que alguns clientes cheguem até você. Sua divulgação pode representar uma espécie de triagem, atraindo unicamente os clientes que têm desejos compatíveis com as soluções que você oferece.

No caso da oferta de seguros de vida, praticamente, todos os seres humanos têm um interesse em comum: a possibilidade de investir na própria segurança e/ou na de seus familiares. Porém, no caso de outros tipos de seguro, como os voltados para imóveis ou veículos, é necessário permitir que a oferta encontre o público específico que tenha possibilidade de se interessar por ela, ou seja, pessoas que possuam automóveis e/ou imóveis.

A forma como os meios digitais permitem a divulgação de produtos e serviços contribui muito para que os clientes obtenham a sensação de liberdade de escolha. Cada usuário da internet cria seu próprio caminho entre os links, traçando seu próprio perfil como consumidor.

Caso seu plano de marketing seja bem estruturado (com uma apresentação profissional que inspire valores positivos e com o devido uso de recursos para melhorar seu ranqueamento nas plataformas de busca, como o Google), os clientes certos chegarão até você quase que naturalmente.

Atendimento humanizado

Por melhor que seja o seu plano de marketing digital, ele não é capaz de fazer tudo sozinho. É indispensável a presença de profissionais disponíveis para atender os clientes sempre que estes demonstrem interesse.

O marketing de conteúdo pode atrair potenciais clientes e nutri-los com informações relevantes para cativá-los. Porém, para que esse potencial cliente (visitante do seu site que demonstrou interesse fornecendo alguns dados de contato) seja convertido em Lead (contato comercial) e posteriormente cliente, é necessário disponibilizar um atendimento humanizado e de valor.

Os recursos digitais e automáticos podem ser eficientes, porém, algo que todos clientes têm em comum é o fato de serem seres humanos. Isso faz com que o público de qualquer segmento do mercado sinta a necessidade de confirmar detalhes de um produto, tirar dúvidas, entre outras possibilidades.

No fundo, esse desejo de interação revela a necessidade de um contato humano, capaz de transmitir a confiança necessária para que o cliente se sinta à vontade para confirmar uma compra ou contratação de serviço.

Identificar as diferenças para detectar os desejos em comum

Após essas reflexões, podemos constatar que o que todos têm em comum é a possibilidade de se tornarem clientes. A maneira como isso pode ocorrer varia de pessoa para pessoa, sendo necessária a realização de um marketing capaz de respeitar e compreender as particularidades de cada indivíduo a fim de aproximá-los de um desejo em comum.

Esse conteúdo foi útil para o seu Negócio?
[Total: 1 Average: 5]
Feito por Nerau Studio