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Por que investir em bom atendimento é vital para qualquer negócio?

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Um bom atendimento é vital para qualquer negócio. Ninguém permanece em uma empresa que trata mal os seus clientes, que os ignoram ou não busca a melhor solução para o problema. 

Corretoras de seguros devem ficar atentas ao atendimento tanto no momento de conquistar novos clientes, como depois de conquistá-los. Muitas empresas, após conseguir o cliente, passa a não o tratar como deveria. Não responde as suas dúvidas, não atende no momento que mais precisa, coloca ferramentas automatizadas para responder as mensagens, entre outros. 

Com esse tipo de comportamento, o resultado será cancelamento de contratos, dificuldades para fechar novos contratos e reputação prejudicada. 

A excelência no atendimento é cada vez mais requisitada, por isso, preste atenção nestas dicas. 

Invista em bom atendimento para ganhar novos negócios

O investimento pode vir de diversas maneiras e uma delas é a qualificação dos profissionais. Vamos explicar!

  • Profissionais capacitados: Quanto mais qualificados os seus funcionários, melhor para a sua corretora. Capacitar a equipe de vendas é essencial para garantir o bom atendimento ao público. Todos da equipe precisam estar bem informados sobre os produtos e serviços; devem ter as suas atividades bem definidas e o mais importante, nunca devem ignorar o cliente ou um lead (potencial cliente). Além da equipe de vendas, os funcionários que cuidam das redes sociais também não podem demorar para fazer o atendimento. É necessário responder as mensagens dos leads, ficar atentos aos cadastros, enviar e-mails. É necessário fazer com que o cliente e o lead se sintam especiais. 
  • Invista em tecnologia: Há muitas ferramentas de automação disponíveis no mercado que garantem o bom atendimento. Com diferentes canais de comunicação, Facebook, Instagram, Youtube, e-mail, WhatsAPP, Telegram, ficou mais difícil organizar um atendimento rápido e eficiente. Para que o cliente não fique muito tempo esperando, invista em ferramentas para atendimento em multicanais. Há várias plataformas de atendimento que podem ser conectadas aos canais de contato da empresa e, assim, atender com excelência. 
  • Informação sobre o produto: Esse é um dos motivos de reclamação de clientes. Muitas empresas não conseguem fechar negócios porque o seu funcionário não está ciente das informações sobre o produto. Se algo mudou no serviço ou a empresa resolveu trabalhar com um produto novo, mantenha todos os atendentes informados. A pior coisa é ligar para uma empresa e não conseguir ter a resposta para uma dúvida ou não ter a solução para um problema. 

Como oferecer atendimento de excelência?

Primeiro, conheça bem o produto ou serviço. Um corretor deve saber tudo sobre os seguros que oferece. Além de ter a informação completa, outros fatores influenciam no bom atendimento:

  • Monitorar a satisfação do seu cliente;
  • Ficar atento ao atendimento, respondendo a todos os clientes e leads;
  • Cumprir prazos estabelecidos em contrato ou prazos de respostas para a solução de algum problema;
  • Ter visão da qualidade de atendimento prestado;
  • Melhorar cada vez mais o atendimento.

Preocupar-se com a excelência no atendimento é o primeiro passo para não cometer erros e conquistar novos negócios.

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