+Novidades Corretor: Todas

Seguro de vida para pessoa física: vantagens e argumentos para seus negócios

Reading Time: 4 minutes

Pensar em imprevistos e fatalidades deixou de ser eventual e vem se tornando uma preocupação cada vez mais constante dos brasileiros. As mudanças no mercado de seguros, os novos produtos mais abrangentes e também mais personalizados e os tipos mais diversos de cobertura, bem como o acesso as informações e a flexibilização nos valores das apólices, sem dúvida, ajudam nesse crescimento.

Um compartilhamento de riscos

O processo de contratar uma apólice de seguros funciona basicamente assim: uma pessoa entra num grupo que repassa um valor para seguradora selecionada, a qual por sua vez gerencia esses recursos, prestando a assistência ao segurado nos casos de sinistro, conforme sua cobertura específica. Ou seja, quem contrata esse serviço compartilha riscos e custos, uma estratégia que vem se provando eficiente, não só para os casos de morte, mas para diversos outros cenários atualmente.

Alguns dados sobre o mercado

De acordo com os dados do Ibope divulgados pela Revista Apólice em setembro de 2019, pelo menos 15% dos brasileiros já possuem seguro, seja na categoria pessoa física, familiar ou individual, ou pela empresa que trabalha. Segundo a pesquisa, que ouviu cerca de duas mil pessoas de todo Brasil, de classes sociais distintas, bem como gênero, escolaridade e renda com idade a partir de 16 anos, são os homens que lideram as pesquisas.

Enquanto os homens somam 18%, as mulheres somam 13%. Já pessoas entre 35 e 44 anos, esse número vai para 19% e isso está representado na visão das mais diferentes classes:

  • Classe A/B = 28%
  • Classe C = 15%
  • Classe D/E = 5%

É fato que a fase de estabilidade contribui, mas os números refletem justamente a ideia de que, atualmente, contratar uma apólice de seguro é um meio inteligente de se proteger das eventualidades.

A inovação e as melhorias nos perfis de seguros

Existem diversos perfis de seguro, vários tipos de cobertura e algumas categorias, no entanto, segundo dados divulgados pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), no primeiro trimestre de 2019 as contratações de apólices para proteção pessoal cresceram em 12,8% e nesse montante quem dispara na frente é o seguro de vida, cuja carteira de pessoas é de 38%. Ou seja, no segmento, este é o perfil que lidera as contratações do serviço.

Acontece que, com a tecnologia, esse mercado vem sendo obrigado a inovar e se aprimorando, além de que as informações estão mais disponíveis e as seguradoras focadas mais no relacionamento com o cliente. Todos esses fatores vem desenhando um novo cenário, mais assertivo e acessível, o que torna possível que as pessoas descontruam antigos tabus e entendam que seguro não é apenas para classe privilegiada, pelo contrário, ele se mostra ainda mais eficiente para aquele perfil de pessoa que não acumulou tanto ou que acumulou nada.

Ainda no aspecto de perfis, inovação e aprimoramento, nota-se que a ampliação e flexibilização dos tipos de cobertura passaram a ser interessantes até para o indivíduo em si. Atualmente é possível se resguardar de diversos riscos além da morte, doenças graves ou invalidez. Hoje, para quem não tem dependentes, nem herdeiros, é possível contratar apólices pensando em situações mais corriqueiras e temporárias, um exemplo disso é o plano voltado para profissionais liberais, por exemplo.

A liberdade de escolha e os benefícios do seguro de vida da pessoa física

Mesmo que alguém não dependa de você, você depende! Assim, a verdadeira vantagem que o crescimento constante do mercado de seguros e que as inovações tecnológicas vêm trazendo para as pessoas é a liberdade de escolha. Por muito tempo, por vários motivos, as pessoas se atinham a ter um seguro mediante um plano empresarial, por exemplo, isso sendo ou pela própria empresa ou pela empresa que trabalhasse, agora isso mudou.

Além das mudanças apontadas acima e tendo em vista a crise econômica do país, bem como o crescimento de profissionais autônomos no mercado, o plano de saúde pessoa física passou a ser uma opção viável e cada vez mais buscada pelo brasileiro. Isso porque os tempo mudaram e as pessoas estão mais focadas em evitar turbulências desnecessárias e, por isso, aprendendo a se planejar melhor. Nesse sentido, a contratação de um seguro de vida, mesmo pessoa física é uma ação inteligente. 

O que buscar em um seguro de vida pessoa física

Para contratar uma apólice de seguro eficiente, além de contar com ajuda de um profissional qualificado para encontrar as melhores soluções para cada caso, a primeira recomendação é a comparação, buscar uma marca confiável, com credibilidade de mercado e serviços flexíveis. Mas, algumas características são essenciais, tais como:

  • Proteção total, com opções de cobertura para cada perfil;
  • Produtos personalizados, conforme cada necessidade específica;
  • Cobertura 24h;
  • Livre escolha na designação do beneficiário, com opção livre de troca.

Esses são alguns dos fatores que tornam a contratação de um seguro de vida uma opção, pessoa física ou não.

Tranquilidade em várias situações

No fim das contas, a ideia de se ter um seguro de vida pode e deve ir além da preocupação com a morte, como foi dito. Atualmente as apólices oferecem diversas comodidades, podendo incluir os serviços mais diversos e cobrir até situações do cotidiano, como salário, alimentação e etc. Tudo vai sempre depender das prioridades do segurado e das situações mais específicas de cada contratante. Se o seguro:

  • Tem a opção de resgate em caso de doenças mais graves;
  • Disponibiliza segurança financeira para dependentes;
  • Se oferece reembolso para despesas médicas, hospitalares e afins.

O ponto é que o seguro de vida pessoa física, jurídica ou qualquer apólice de seguros, seja ele atrelado a outras facilidades ou não, é mesmo uma maneira de se antecipar a cenários adversos e garantir tranquilidade em várias situações, para si e para quem está ao redor. Para que isso aconteça é importante contar com marcas e profissionais confiáveis, pesquisar, comparar, contar com a orientação de um corretor e então escolher. Assim é possível garantir que na hora da necessidade se possa contar com as soluções certas sem maiores transtornos.

Feito por Nerau Studio