+Novidades Corretor: Agronegócios

Setor de seguros entra em recuperação segundo dados da Susep

Reading Time: 3 minutes

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) divulgou no início de agosto dados referentes a essa área de atuação profissional. Segundo o órgão, a partir de junho de 2020 o setor de seguros entra em recuperação, e volta a crescer.

Mas afinal, o que esse relatório pode significar para as seguradoras e corretores, na prática? Acompanhe o artigo para analisar os levantamentos mais recentes sobre o segmento de seguros no Brasil.

Pandemia afeta drasticamente seguradoras ao redor do mundo

A maior parte dos meses que compõem o primeiro semestre deste ano foi cercada de incertezas. Principalmente para as atividades de seguros. Em resumo, existem alguns fatores que influenciam diretamente nas análises deste segmento, como:

  • Diminuição da produção industrial e do emprego;
  • Restrições de transporte e mobilidade;
  • Diminuição da renda média da população.

Este cenário foi vivido por seguradoras em todo o mundo. Porém, o ramo de seguros no Brasil já apresenta índices mais positivos a partir de junho de 2020.

Qual é o papel da Susep?

A Susep é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia desde 1966. Este órgão é “responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro”. Além disso, a instituição monitora ainda as ações da previdência privada aberta, capitalização e resseguro.

No portal da Susep, você encontra sínteses mensais sobre as principais estatísticas do mercado. Inclusive, o órgão ainda oferece relatórios segmentados para corretores e seguradoras.

Por ser uma instituição regulatória, a Susep atua de forma constante nas ações políticas, constitucionais e operacionais. Agora, é necessário entender o que significa para seguradoras e corretores a análise divulgada em 3 de agosto de 2020.

Análise do levantamento da Susep do mês de junho

Segundo a Susep, houve um crescimento no volume de prêmios recebidos em praticamente todos os segmentos do setor de seguros.

Quais são os outros fatos e as novas tendências previstas para o ramo de seguros? A princípio, como dito no início deste artigo, o setor inicia um processo de recuperação.

Crescimento no setor de Danos e Responsabilidades

Especialmente no mês de junho, o segmento de Danos e Responsabilidades cresceu quase 20%, se comparado ao mesmo período de 2019.

Antes de mais nada, resultados como estes refletem um bom rendimento mensal. Claro, se comparado a outros períodos do ano anterior, e até mesmo durante o isolamento social.

Seguros Patrimoniais e Rurais estão em alta

De acordo com a publicação de agosto da Confederação Nacional das Seguradoras, o setor apresentou um aumento no grupo Patrimonial.

Apenas este segmento arrecadou R$1,5 bilhão em junho. Paralelamente, outros setores de seguros também seguem positivos, como:

  • Massificados;
  • Grandes Riscos;
  • Marítimos e Aeronáuticos.

Em paralelo, o Plano Safra 2020-2021 tem beneficiado o crescimento sólido dos seguros Rurais.

Para além do incentivo financeiro do governo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou um novo projeto.

O Monitor do Seguro Rural tem como objetivo realizar videoconferências que buscarão avaliar os produtos e serviços oferecidos pelas seguradoras. A partir daí, seriam propostas melhorias para o setor de seguros agrícolas, que deve permanecer em alta até o fim do ano.

Outros destaques no setor de seguros

Existem ainda outras análises que podem ser feitas a partir dos dados revelados pela pesquisa da Susep, divulgada em agosto. Por exemplo:

  • Os seguros de veículos cresceram em relação a maio;
  • Houve aumento no volume de sinistros no Seguro Fiança Locatícia;
  • Os produtos de acumulação para padrões pré-pandemia podem apresentar retorno da captação líquida e contribuições menos resgates.

Com tais setores em crescimento, criar estratégias e aumentar a visibilidade para os principais produtos é o caminho a seguir.

Esse conteúdo foi útil para o seu Negócio?
[Total: 0 Average: 0]

Mais recentes

Feito por Nerau Studio