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Você sabe a diferença entre marketing e vendas?

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A pergunta parece simples. Porém, você compreende que o marketing e a venda não estão, necessariamente, conectados? Entende que ambos podem até mesmo ser independentes um do outro?

Possivelmente, essas noções tornam a pergunta muito mais enigmática, não é? Porém, a diferença entre esses dois termos é algo bastante simples e que você poderá compreender com os tópicos a seguir.

Ajudar a atingir objetivos

É essa a missão do marketing. Ou seja, o marketing é uma organização estratégica elaborada a fim de que sejam obtidos os resultados desejados.

Isso tem relação com vendas? Pode ter. E, em geral, tem. Mas, é importante notar: o marketing não é voltado exclusivamente para as vendas e nem precisa ter esse resultado como objetivo central.

Alguns possíveis objetivos para um projeto de marketing são:

  • Captação de leads;
  • Divulgação de produtos e serviços;
  • Crescimento da fatia de mercado;
  • Aumento de vendas;
  • Fortalecimento da marca.

Perceba que o “aumento das vendas” figura entre os principais objetivos, porém, não é o único.

A partir disso, é possível questionar: Mas, os outros objetivos não são, todos eles, caminhos para se chegar no mesmo objetivo que são as vendas? Sim, toda empresa tem a necessidade de vender, pois, sem isso, o negócio não tem de onde obter o capital necessário para atuar. Então, por que a separação entre marketing e vendas?

Como toda teoria, a análise aqui realizada busca distinguir os dois elementos para permitir um entendimento aprofundado de cada um deles. Uma vez compreendidos os dois conceitos, pode-se desenvolver estratégias de marketing mais eficientes e organizar em que ponto desses projetos se encaixa melhor a venda de produtos/ serviços.

Qual a função do marketing?

Como mencionado anteriormente, podemos dizer que a função do marketing é ajudar a atingir objetivos previamente determinados.

A definição ainda é simplista e um pouco vaga, portanto, vamos observar com maior atenção que tipo de objetivos podem ser contemplados por uma estratégia de marketing.

Todas as possíveis funções acima mencionadas (divulgação, fortalecimento da marca, crescimento no mercado etc.) têm algo em comum: a intenção de criar, fortalecer ou transmitir uma ideia positiva a respeito da empresa em questão.

Ou seja, um marketing bem feito faz com que clientes e potenciais clientes formem o entendimento de que a imagem da sua empresa está relacionada a valores positivos.

Por isso é tão importante não reduzir a potência do marketing classificando-o como, simplesmente, uma forma de realizar vendas. Muito mais do que isso, o marketing prepara o caminho para as vendas.

Trata-se de uma forma de comunicação que cuida das primeiras interações com o cliente, evitando que a oferta de produtos ou serviços soe como precipitada.

Um marketing que não é estratégico, realizado de maneira muito imediatista, agride a sensibilidade do possível cliente. O mercado está cada vez mais repleto de ofertas e chamadas no imperativo, como “compre”, “confira”, “não perca”, “venha agora mesmo”, entre centenas de variações da mesma mensagem. O pensamento de alguém que compreende o marketing olha para esse contexto e percebe: é preciso interagir com o cliente de uma forma diferente, ou serei apenas mais uma empresa gritando divulgações forçadas em meio ao vasto mercado digital.

E as vendas?

A etapa da venda é, basicamente, a finalização ou continuação do trabalho iniciado pelo marketing. O momento em que, efetivamente, o cliente realiza o pagamento por um produto ou serviço.

Após a venda, o marketing acaba? Não! O marketing continua sendo importante para fidelizar esse cliente.

E mesmo durante a venda, é preciso cuidar para que esse momento aconteça em plena conformidade com todo o trabalho de comunicação criado pelo marketing. A integração entre os setores de marketing e o de vendas é indispensável para que um negócio se configure de maneira coesa. Um plano bem executado de alinhamento entre marketing e vendas mantém a imagem positiva da identidade da empresa e garante que isso seja aproveitado para o constante crescimento financeiro do negócio.

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